11.11.2005

Relato simples e sincero da estréia



9 da noite. O Teatro Goldoni, aconhegante e simpático, está bem cheio. Cadeiras extras e gente sentada no chão. Eu, sozinho lá no camarim, dou minha rezadinha de costume. Dou também uns três ou quatro pulos para sair do torpor da ansiedade, e me preparo para entrar.

Cai um toró. Destes brasilienses, de rachar o globo terrestre no meio. O teto do teatro se transforma num pandeiro enlouquecido. Para começar a peça, tenho que levantar uns dois tons da minha voz, o que não é tão simples quanto parece: eu vinha de três meses de ensaio com a voz colocada de uma maneira, que teve que ser alterada. Imaginem algo como um corredor que treina 100 metros e chega no dia e avisam que vai ter que correr 200m.

A peça vai em frente. Gargalhadas. Estréia é assim mesmo. Agitação, vontade de gostar.

Um raio cai. Explosão. E, de uma vez só, como um susto, acaba-se toda a luz do teatro. Escuridão absoluta. Uma voz pede:

-Continua! Ouvir também vai ser bom!

Um rapaz liga a luzinha do seu celular, caminha até o palco e me entrega o aparelho:

-Use até acabar a bateria.

Ilumino o meu rosto e pergunto se está bom. Dizem que está perfeito.

Outro celulares se acendem.

Arthur Tadeu Curado, o diretor, chora na cabine. Chora mesmo, de emoção.

A peça continua no escuro.

A luz volta. A peça vai em frente e entra na reta final. Eu, cansado por causa dos malditos dois tons acima.

Fim.

(Hoje é que vão ser elas. Não é mais estréia. É temporada mesmo. Destas que tem que ter gente comprando ingressos todas as noites para podermos ganhar dinheiro e seguir em frente.)

18 comentários:

maria alice disse...

De arrepiar, esta história!!
MERDA, MERDA. MERDA, MERDA, MERDA, MERDA, MERDA, MERDA, MERDA, MERDA, até o fim da temporada.

Anônimo disse...

Não foi só o Arthur que chorou.

putz!

só com quem merece mesmo...

parabéns, mestre ribondi.

e hoje será ainda melhor.
rezadinha daqui também.
e aposto que não só daqui.

um grande abraço,

anônimo covarde

Anônimo disse...

Bom, que estréia linda, que platéia maravilhosa, que coisa bonita.
E cuida da voz e segue em frente, depois dessa estréia tudo, tudo vai dar pé!!
Bom, que continue então, casa cheia, tudo certo, luz e muitos aplausos.

Anônimo disse...

Wow - that's going to be a hard act to follow!

The Muses are in love with you, Chande!

Anônimo disse...

Ribondi, parabéns pela estréia tão luminosa e emocionante...Será que vc vem depois prá Sampa?
Abraços

Anônimo disse...

Ribs!
Uma estreia como vc!
Inesperada,surpreendente e fazendo a gente ter vontade de fazer parte do elenco,so´pra entrar no astral.
Parabens e sucesso!
Deus te abencoe!

Anônimo disse...

Maravilha Ribondi, muita merda para você que você merece.
Depois conta mais.
Um gde beijo.

Anônimo disse...

Eu também teria emprestado o meu celular!!!
Parabéns pela estréia e sucesso, quer dizer, merda até o fim!!!

Jussara disse...

Fiquei emocionada. Com uma estréia dessas, não há temporada que não seja sucesso, Ribondi. Você vai ver. Descanse bastante a voz para hoje e muita MERDA até o fim.
Bjs.

Anônimo disse...

Isso é que é esrela! Emocionante a estréia e tenho certeza que será emocionante a temporada.
MERDA ,MERDA ,MERDA

Anônimo disse...

Eparrêyie Oiá!

Nelsinho disse...

Todo o sucesso do mundo pra você, ainda mais depois de uma estréia dessas! Contrariedade positiva...

Parabéns!

Nelsinho

Anônimo disse...

Sucesso!!!
Você merece.

Anônimo disse...

*Suspiro*
Que lindo, Ribondi!
Pena que a caravana do Rio não saiu!

Anônimo disse...

Parabéns Ribondi!

Anônimo disse...

Poxa Ribondi, que estréia bacana! Parabéns e muita merda.

Anônimo disse...

EMOCIONANTE!

Marcus disse...

Nossa, Ribondi, que beleza! Adoro teatro, comecei a estudar teatro há muitos anos, mas parei! Merda para você sempre! Bem vindo à lista de links do meu humilde Canoa Furada!